domingo, 15 de novembro de 2015

DANDARA DE PALMARES: A GUERREIRA NEGRA

Olá a todas e a todos! Hoje quero falar um pouco de uma guerreira, pouco conhecida e tida como lenda, mas que com certeza fez um diferencial ENORME na luta e resistência a escravidão no quilombo dos Palmares, ela é Dandara, a esposa de Zumbi dos Palmares.
Dandara de Palmares
Reprodução - Catraca Livre
Desconhecida na maioria dos livros didáticos, Dandara, segundo estudiosos, dominava técnicas de capoeira e teria lutados juntamente com homens e mulheres em defesa de Palmares. Essa guerreira ora é tratada como heroína, ora como indigente. Como heroína ela se destaca justamente por ser atuante na defesa do quilombo dos Palmares, assim como, atuar de forma propositiva nas elaborações estratégicas de resistência do referido quilombo. Como indigente, sua figura é tida como misteriosa, afinal, quase não existem dados sobre a sua  vida. Dandara, temendo voltar a situação de escrava suicidou-se ao se jogar de uma pedreira ao abismo depois de capturada.

A reflexão que quero deixar é justamente sobre a bravura e coragem desta mulher. Em nossos dias não tem sido diferente, muitas "Dandaras" tem cometido o suicídio ao preferir ter suas vidas escravizadas pela dominação machista e conservadora, que justamente é a miserável herança do período colonial brasileiro, o qual viveu Dandara. Que nesse mês, tido como o da consciência negra, possamos também lembrarmos dessa personagem e atriz social que lutou com bravura e garra pelos ideais de liberdade e justiça social.

A minha oração é que muitas mulheres, de igual forma, a cada dia mais, se tornem verdadeira guerreiras na luta contra a escravidão ideológica e machista que vigoram em nosso País, a todas vocês: SUCESSO!!! O Defensor Feminista estará aqui para apoiá-las. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário