![]() |
| Foto: Reprodução Facebook |
No último dia 26 de Outubro, atos de protestos realizados por jovens feministas causaram enorme polêmica na Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Dentre o protesto destacam-se jovens mulheres cantando, dançando. Houveram relatos expressando que algumas dessas jovens urinaram em baldes e lançaram essas urinas em determinadas paredes da mencionada instituição acadêmica.
Pois bem, eu, enquanto o Defensor dos Direitos femininos não poderia deixar de me posicionar diante da referida situação. Acompanhei algumas reportagens e também alguns comentários no Facebook, onde a estigmatização dessas jovens que protestaram se fizeram presentes nos posicionamentos tendenciosos da mídia, assim como, nas falas despolitizadas, de inclusive, certas companheiras. Não posso deixar de citar e lembrar a tod@s que vivemos em um País onde protestar, se manifestar e buscar a efetivação dos direitos reprimidos é legalmente permitido, o que as meninas fizeram na UFPel nada mais foi do que justamente chamar a atenção da sociedade para temas e questões que são do conhecimento de todos, porém, poucas e poucos se habilitam a falar/protestar.
O que mais me chamou a atenção foi uma declaração dada por uma mulher ao Jornal Zero Hora, link de acesso segue abaixo, em que ela relata:
"Não representam os direitos das mulheres, isso não é ser mulher. Não preciso fazer esse tipo de coisa pra fazer valer meus direitos. Deplorável!"
Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/10/ato-de-jovens-feministas-causa-polemica-na-ufpel-4889428.html, acesso em: 27 de Outubro de 2015.
Fiquei a me perguntar o nível de consciência política dessa mulher. Como pode a mesma dizer que tais atos não representam os direitos das mulheres? Acredito que ela não saiba ainda que as mulheres em nosso País são estigmatizadas enquanto minorias, sendo a maior parte da população; que muitas mulheres em nosso País são desprovidas de direitos políticos enquanto os machistas se apoderam dos espaços de poder negando o acesso ao sexo feminino, são essas e muitas outras situações que realmente não representam os direitos das mulheres, agora, um ato de protestar contra os abusos e atrocidades cometidas por muitos homens, para mim, isso não é motivo de polêmica e sim de aplausos as corajosas mulheres que fizeram com que as suas vozes fossem ouvidas.
Parabéns Meninas!!! O Defensor Feminino reconhece a bravura e coragem dos atos manifestados, quiçá que tantas outras mulheres tenham a mesma audácia, certamente muitos direitos que a vocês mulheres pertencem não seriam negados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário