domingo, 22 de novembro de 2015

HOMEM QUE É HOMEM AMA A SUA MULHER

Semana passada um desabafo que se tornou em uma declaração de amor se propagou pelo mundo todo. O estadunidense Bobby Wesson pegou de surpresa a sua esposa com um texto postado em uma rede social para ela, tal texto revela o quanto um homem pode expressar o seu amor por sua companheira. 

O texto relata o dia a dia da esposa dele que é enfermeira. Que tal exemplo seja seguido por mais homens, que os mesmos venham a cada dia mais valorizar as suas mulheres como verdadeiras heroínas e dar-lhes também o merecido crédito que essas guerreiras merecem, afinal, homem que é homem ama a sua mulher. 

Leia abaixo o texto completo:

Homem faz texto incrível sobre esposa e comove mulheres no mundo todo
Foto: Reprodução

“Essa é minha esposa tirando um cochilo. Em uma hora, ela vai acordar, se vestir e ficar pronta para o trabalho. As ferramentas e itens que ela precisa para trabalhar estarão meticulosamente arrumados e checados – seu cabelo e maquiagem estarão prontos rapidamente. Ela vai reclamar de sua aparência. Eu vou discordar enfaticamente e vou lhe dar uma xícara de café.
Ela vai sentar no sofá com as pernas cruzadas e tentar beber seu café enquanto brinca alegremente com a criança em seu colo.
Ela vai olhar para o nada enquanto conversamos; silenciosamente se preparando para um novo turno. Ela acha que eu não percebo.
Ela vai beijar o bebê, ela vai me beijar e vai partir para cuidar de pessoas que estão tendo os piores dias de suas vidas. Acidentes de carro, ferimentos de bala, explosões, queimaduras e fraturas – profissionais, pobres, pastores, viciados e prostitutas – mães, pais, filhos, filhas e famílias – não importa quem você é ou o que aconteceu a você.
Ela vai cuidar de você.
Ela vai voltar para casa 14 horas depois e tirar os sapatos que andaram por sangue, bile, lágrimas e fogo de seus pés doloridos e deixá-los lá fora.
Às vezes ela não vai querer falar sobre isso. Às vezes ela mal pode esperar para falar sobre isso.
Às vezes ela vai rir até chorar e às vezes ela vai apenas chorar – mas apesar desses “às vezes” ela estará lá para seu próximo turno.
Minha esposa é uma enfermeira. Minha esposa é uma heroína.”


domingo, 15 de novembro de 2015

DANDARA DE PALMARES: A GUERREIRA NEGRA

Olá a todas e a todos! Hoje quero falar um pouco de uma guerreira, pouco conhecida e tida como lenda, mas que com certeza fez um diferencial ENORME na luta e resistência a escravidão no quilombo dos Palmares, ela é Dandara, a esposa de Zumbi dos Palmares.
Dandara de Palmares
Reprodução - Catraca Livre
Desconhecida na maioria dos livros didáticos, Dandara, segundo estudiosos, dominava técnicas de capoeira e teria lutados juntamente com homens e mulheres em defesa de Palmares. Essa guerreira ora é tratada como heroína, ora como indigente. Como heroína ela se destaca justamente por ser atuante na defesa do quilombo dos Palmares, assim como, atuar de forma propositiva nas elaborações estratégicas de resistência do referido quilombo. Como indigente, sua figura é tida como misteriosa, afinal, quase não existem dados sobre a sua  vida. Dandara, temendo voltar a situação de escrava suicidou-se ao se jogar de uma pedreira ao abismo depois de capturada.

A reflexão que quero deixar é justamente sobre a bravura e coragem desta mulher. Em nossos dias não tem sido diferente, muitas "Dandaras" tem cometido o suicídio ao preferir ter suas vidas escravizadas pela dominação machista e conservadora, que justamente é a miserável herança do período colonial brasileiro, o qual viveu Dandara. Que nesse mês, tido como o da consciência negra, possamos também lembrarmos dessa personagem e atriz social que lutou com bravura e garra pelos ideais de liberdade e justiça social.

A minha oração é que muitas mulheres, de igual forma, a cada dia mais, se tornem verdadeira guerreiras na luta contra a escravidão ideológica e machista que vigoram em nosso País, a todas vocês: SUCESSO!!! O Defensor Feminista estará aqui para apoiá-las. 

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

NUNCA É TARDE PARA SE ARREPENDER

Deputada se arrepende após aprovar projeto que dificulta aborto pós-estupro
Deputada Renata Abreu - Foto

A Deputada Federal Renata Abreu (PTN-SP) declarou está arrependida em ter sido uma das mulheres a aprovar o projeto de lei que dificulta o aborto pós-estrupo. 

Ora, ora, a mesma também informou que pensa em considerar a sua posição. O Defensor Feminista tem uma posição sobre o caso, leia abaixo.


Analisemos bem a situação. Sem preconceitos, nem fanatismo religioso. Muito bem, sabemos que nós, Cristãos, religiosos de uma maneira bem ampla, eu incluo, somos contra o aborto, não é mesmo? A reflexão que deixo expressada é a de que independentemente de nossos posicionamentos categóricos e religiosos não podemos interferir nos posicionamentos de outros, ou melhor, de outras que, nesse caso em especial, anseiam, protestam e até defendem a legalização do aborto, ou discordam do projeto que dificulta o aborto após estrupo. Levemos em consideração a livre escolha de cada uma.

No que que se refere ao caso exposto, o que tem que ser levado em consideração é a situação da mulher vítima de estrupo. Como negar o direito de recorrer ao aborto em caso de estrupo, visto que, a vítima declara a situação vivenciada e opta assim pelo ato de abortar? É um direito que a mulher tem! Caso o projeto seja aprovado a mulher estrupada terá que registrar boletim de ocorrência, o B.O.,  e realizar o exame de corpo delito, aumentando ainda mais o sofrimento e protocolos burocráticos.

A nossa sociedade é uma sociedade religiosa e fanática, esse meu posicionamento não inferi que eu sou a favor do aborto, o que eu não sou a favor é a forma de como a questão está sendo tratada. Eu não posso impor uma vontade baseada em pareceres de minha fé a uma pessoa que confessa uma outra crença, posso? Da mesma forma eu não posso influenciar uma mulher a não abortar, pois, para a minha crença tal ato não é, digamos que, permitido, no caso de estrupo então a situação fica ainda mais delicada. 

Acredito que nunca é tarde para se arrepender, e no caso da Deputada Renata Abreu, a mesma precisa avaliar os seus conceitos e refletir um pouquinho mais acerca de tão ultrajante projeto de lei. O Defensor Feminista é contra o projeto relatado e também é contra todo julgamento fundamentado na hipocrisia dos moralistas religiosos e fanáticos pragmáticos.   

ASSEDIAR PRA QUÊ?

Ato de mulheres: Cunha sai, a pílula fica
Fonte: Carta Capital
Em determinado ato realizado por mulheres em prol de seus direitos, alguns machistas se acharam no direito de ridicularizar o sexo oposto, isso ocorreu na capital paulista na semana passada. Há relatos de que alguns homens chegaram a se masturbar em plena Avenida Paulista enquanto mulheres protestavam contra o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB), o Projeto de Lei Nº 5069/13 e as inúmeras formas de violências as quais muitas delas são sujeitas. O ato do jovem, ou dos jovens homens, para mim já ficaria, e fica, tipificado como estrupo, afinal o que ele, ou eles, realizaram diante das mulheres que protestavam é um ato de violência sexual, mas enfim, pra que assediar? Por qual motivo dispersar um movimento pacífico e articulado como o feminista? É sobre isso que o Defensor Feminino quer falar hoje.

Então, novamente quero externar e AFIRMAR que a sociedade brasileira ainda vive e respirar o ar do patriarcado colonial herdado do Brasil colônia. Atos de assédio e repressão contra o movimento de mulheres ainda são nitidamente visualizados nos vários contextos sociais do Brasil atualmente. Romper com a estrutura patriarcal e paternalista será de vital importância para a ascensão das mulheres a mais espaços de poder na sociedade brasileira.

O rompimento a que me refiro será consolidado quando houver uma maior articulação entre os movimento de mulheres, óbvio que eles já são extremamente articulados e politizados, mas o que quero chamar a atenção é a unicidade de ideais e a parceria que esses movimentos devem ter. É necessário haver uma articulação conjunta entre os diversos segmentos representativos de mulheres, para que nenhuma delas sejam sub-representadas ou até mesmo fiquem sem representação. É claro que essa articulação não é nada fácil, há várias percepções de mundo, há vários pontos de vistas que necessitam ser refletidos e pensados de uma forma conjunta, objetivando um bem maior e comum a todas, e também a todos.

Assediar os movimentos de mulheres é uma tentativa de torna-los fracos, sem consistência, e isso pode causar um prejuízo terrível caso os assediadores consigam realizar os seus propósitos. Devemos companheiras nos articularmos e juntos traçarmos estratégias as quais neutralizem os intentos machistas, me incluo nessa luta pois sou um responsável defensor dos direitos das mulheres.

O Defensor Feminino sempre estará disposta para lutar e combater qualquer forma de machismo e preconceitos contra as mulheres. É difícil, mas não impossível, e você companheiro homem, que ler essa postagem, me diga caso você tem uma postura machista, assediar pra quê?



domingo, 1 de novembro de 2015

INJURIOSOS E INJURIADA

Na noite do último sábado (31), a atriz global Taís Araújo foi alvo de ofensas racistas em sua página no Facebook. Comentários injuriosos foram postados em uma foto que a linda atriz postou com os seus cachos blacks. 
Taís Araújo será chamada para depor sobre racismo sofrido na web
Reprodução: Facebook

Irmãs e irmãos, isso com certeza é proveniente de pessoas que não tem o que fazer, não é mesmo? Poxa, ser racista no século XXI, para mim, é mesma coisa que ser um Nazista do século XX, com novas roupagens ideológicas óbvio, mas com a mesma essência. 

O discurso o qual Jesus o Cristo pregou enquanto esteve em terra foi um discurso de igualdade, Deus, o SENHOR, não faz acepções de pessoas. Ele, desde quando separou o povo judeu declarou: 

"Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas" Deuteronômio 10:17.

Se Ele, o Deus dos deuses, não faz acepção, não faz diferenciações de pessoas, por qual motivo devemos fazer? São ridículos essas comentários injuriosos, ridículos ao ponto de me enojar. 

O Defensor Feminino expressa e declara o seu mais afinco repúdio contra TODAS as formas de preconceito contra mulheres e homens também. O SENHOR nos fez livres para gozarmos de uma vida por excelência na plenitude de Sua sagrada palavra, portanto, REJEITO CONTUNDENTEMENTE as injúrias feitas contra a brilhante atriz Taís Araújo, que o SENHOR, o Deus TODO PODEROSO, vingue e julgue por completo os autores de tais comentários injuriosos e der forças a injuriada para que a mesma continue a brilhar nas telas televisivas com a intensidade do mesmo brilho o qual visualizo nos dias atuais.

sábado, 31 de outubro de 2015

A PROLIFERAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS

Na sexta-feira, dia 30 de Outubro de 2015, vazaram na web fotos sensuais da cantora gospel Niquésia Santos, proliferando-se assim más notícias sobre a sua pessoa. O Defensor Feminista se apresenta para posicionar-se diante do caso. Na foto do lado direito, como pode ser observada abaixo, a citada cantora encontra-se em posição sugestiva em uma cama com suposto amante.
Fotos: Reprodução/Facebook

A situação é extremamente delicada, e eu não posso ser hipócrita ao ponto de dizer que não é, mas ao mesmo tempo o SENHOR lembrou-me da mulher acusada de adultério, estão lembrados? Pois bem, segundo o texto sagrado do Evangelho de João Capítulo 8 do versículo 3 ao 11, uma mulher foi posta diante de Jesus acusada de adultério, na verdade, ela tinha sido pega adulterando, isso já era motivo suficiente para a mesma ser apedrejada conforme a lei mosaica a qual o povo judeu naquele momento seguia rigorosamente. Bem sabemos que Jesus estava sendo testado, e Ele também sabendo disso toma um decisão que nenhum dos acusadores esperavam, Ele diz: "Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela" Jo 8:7.

Seguindo o exemplo de Jesus, faço a mesma pergunta aos que estão criticando e até condenando a Niquésia, quem dentre vós não possui pecado? Atire a primeira pedra! As pedras da acusação, da crítica destrutiva, da difamação, da calunia e tantas outras encontram-se firmadamente nas mãos dos religiosos fanáticos e hipócritas que tentam passar uma imagem de sagrados e intimamente ligados ao trona da graça.

Independentemente de qual seja as repostas do caso exposto, nós VERDADEIROS cristãos, estamos aqui para não acusar nem difamar NINGUÉM! Notícias más se proliferam numa velocidade extremamente alta, o que pode gerar danos irreparáveis na vida de uma pessoa. Que a irmã Niquésia siga firme servindo ao SENHOR e deixe de lado as difamações e deturpações as quais sua imagem ficou vinculada. 

O Defensor Feminista se solidariza com a situação exposta e declara que estará orando e intercedendo a Deus pela vida da irmã Niquésia Santos. Que o Senhor Jesus der forças a essa guerreira para continuar vencendo e deixando de lado as acusações alicerçadas na hipocrisia e injurias de uma sociedade machista e difamadora. 


APOSTATA DA FÉ

2
Mulheres que foram vítimas
do mencionado Pastor
Reprodução: Gadoo
Atualmente, muitos tem sido verdadeiros apostatas da fé, ou seja, aqueles ou aquelas que tem se desviado dos reais propósitos de uma determinada crença religiosa. Pois bem, o apostata da fé de hoje, o qual eu apresento, é um dito pastor que engravidou 20 (vinte) mulheres de sua congregação religiosa após afirmar as mesmas que o Senhor Deus o revelou que elas deveriam manter relações sexuais com ele.


Que espetacular revelação para um homem, não é mesmo? Infelizmente, a notícia muito me entristeceu, creio que esse entristecimento abateu também a muitos irmãos que junto comigo comungam da mesma fé, a verdadeira fé cristã. Ora, essas mulheres foram induzidas por um homem que se aproveitou da verdadeira e sincera crença que uma pessoa pode creditar em Deus. Cegas pelo dogmatismo religioso em que em algumas congregações cristãs são impostos, até mesmo os esposos dessas mulheres foram enganados e consentiram com tal prática, afinal, o pastor afirmou em depoimento que passou a ter essas relações sexuais após a devida autorização dos respectivos maridos.

O referido caso ocorreu na Nigéria recentemente, o pastor Timothy Ngwu foi detido por suspeita de abuso sexual. Isso aconteceu depois de enganar suas fieis para realizar suas promiscuas, imperiosas e machistas vontades. O sacerdote foi denunciado por sua ex-mulher, Veroica Nqwu, que certamente libertou-se da dominação depravada deste homem.  

Que estejamos alertas aos apostatas que contaminam e deturpam a genuína essência da fé cristã. O Defensor Feminista está de olha e em vigilância para que casos como esses sejam combatidos e expelidos de nossas igrejas.

POLEMIZADAS E ESTIGMATIZADAS, UMA REFLEXÃO SOBRE AS JOVENS MULHERES QUE PROTESTAM POR SEUS DIREITOS

Foto: Reprodução Facebook
No último dia 26 de Outubro, atos de protestos realizados por jovens feministas causaram enorme polêmica na Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Dentre o protesto destacam-se jovens mulheres cantando, dançando. Houveram relatos expressando que algumas dessas jovens urinaram em baldes e lançaram essas urinas em determinadas paredes da mencionada instituição acadêmica.

Pois bem, eu, enquanto o Defensor dos Direitos femininos não poderia deixar de me posicionar diante da referida situação. Acompanhei algumas reportagens e também alguns comentários no Facebook, onde a estigmatização dessas jovens que protestaram se fizeram presentes nos posicionamentos tendenciosos da mídia, assim como, nas falas despolitizadas, de inclusive, certas companheiras. Não posso deixar de citar e lembrar a tod@s que vivemos em um País onde protestar, se manifestar e buscar a efetivação dos direitos reprimidos é legalmente permitido, o que as meninas fizeram na UFPel nada mais foi do que justamente chamar a atenção da sociedade para temas e questões que são do conhecimento de todos, porém, poucas e poucos se habilitam a falar/protestar. 

O que mais me chamou a atenção foi uma declaração dada por uma mulher ao Jornal Zero Hora, link de acesso segue abaixo, em que ela relata:  
"Não representam os direitos das mulheres, isso não é ser mulher. Não preciso fazer esse tipo de coisa pra fazer valer meus direitos. Deplorável!" 
Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/10/ato-de-jovens-feministas-causa-polemica-na-ufpel-4889428.html, acesso em: 27 de Outubro de 2015.

Fiquei a me perguntar o nível de consciência política dessa mulher. Como pode a mesma dizer que tais atos não representam os direitos das mulheres? Acredito que ela não saiba ainda que as mulheres em nosso País são estigmatizadas enquanto minorias, sendo a maior parte da população; que muitas mulheres em nosso País são desprovidas de direitos políticos enquanto os machistas se apoderam dos espaços de poder negando o acesso ao sexo feminino, são essas e muitas outras situações que realmente não representam os direitos das mulheres, agora, um ato de protestar contra os abusos e atrocidades cometidas por muitos homens, para mim, isso não é motivo de polêmica e sim de aplausos as corajosas mulheres que fizeram com que as suas vozes fossem ouvidas. 

Parabéns Meninas!!! O Defensor Feminino reconhece a bravura e coragem dos atos manifestados, quiçá que tantas outras mulheres tenham a mesma audácia, certamente muitos direitos que a vocês mulheres pertencem não seriam negados.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A DESCONFIGURAÇÃO DA IMAGEM FEMININA

Secretário envia fotos de mulher nua para grupo com governador e primeira-dama do DF
José Carlos Souto
Foto: Secretaria de Justiça do Distrito Federal


No último dia 26 de Outubro de 2015, fotos de uma mulher nua foram vinculadas em um grupo do Whatsapp, grupo esse o qual o Governador do Distrito Federal - DF, Rodrigo Rollemberg e a Primeira-Dama, Márcia Rollemberg, até então participavam. 

O que me indignou é justamente o fato das fotos serem oriundas do celular do Sr. José Carlos Souto, o Secretário de Justiça do DF.



Nas fotos uma mulher aparece de calcinha deitada em uma cama. O secretário afirmou não conhecer a mulher e ainda declarou: "É um erro meu em ter deixado meu celular, em ter cedido", relatou acrescentando que: "É uma situação desagradável, não fui eu quem enviou. É lamentável, é constrangedor. Foi um mal-entendido."

Ora, independentemente ou não dele ter sido o autor do envio das fotos, a imagem de uma mulher foi mais uma vez desconstruída, desconfigurada e mais uma vez estigmatizada pelo ranço patriarcal da sociedade brasileira. É lastimável visualizar situações como essa em nosso País, principalmente promovidas e originadas de agentes políticos.  Que a luta pela valorização da imagem feminina continue, estou e estarei aqui para isso.

Att, O Defensor Feminista